segunda-feira, 12 de abril de 2010

Do texto
Uma Visão Argumentativa da Gramatica: os operadores argumentativos de Ingedore Konh
Realizei:
Leitura....
Resumo...
A gramática ao admitir a existência da retórica (valor argumentativo) postula a argumentação como ATO LINGUÍSTICO FUNDAMENTAL

Agora Recomendoooo

Um comentário:

  1. eM SEU TODO - RESUMO

    Ducrot, Anscombre e Vogt defende em seu Doutorado que a argumentatividade é inerente a linguagem. Mostra que a argumentatividade possibilita que enunciados sejam passívies de leitura e compreensão. Acresce em seu estudo que da pragmática descrição manifesta-se a argumentação.
    Ora, na gramática de cada língua há morfemas – operadores argumentativos – funcionando como conectivos, denotadores de inclusão,ou exclusão, ou, retificaç]ao entre outras situações; sendo que todas elas recuperam na sematica argumentativa sua marca de determinação.
    Dos operadores argmentativos abre-se destaques:
    • Certos operadores sinalizam hierarquia (mesmo, até, inclusive...);
    • Operadores sinalizam encadeamento (também, tanto...)
    • Operadores sinalizam excesso, ou, introdução de novo argumento;
    • Operadores que sinalizam substituição e, ou, concessão;
    Ducrot considera os Mofemas operadores argumentativos por excelência pois da caminhos a conclusões bem como para apresentação de forças contrárias.
    Acresce que quando se tem escalas orientadas no sentido da afirmação plena ou da negação os quantificadores também operam na seqüência do discurso.
    A gramática ao admitir a existência da retórica (valor argumentativo) postula a argumentação como ATO LINGUÍSTICO FUNDAMENTAL.

    ResponderExcluir